Imigração Polonesa: Ponte do Taboão

A Ponte do Taboão localiza-se sobre o Rio Barigui, na divisa dos municípios de Curitiba e Almirante Tamandaré, marcando o fim da Rua Eugênio Flor e o início da Rua Ver. Wadislau Bugalski. Neste ponto a antiga Estrada do Assungui deixa o território curitibano e continua pelos municípios vizinhos. 

Em seu entorno encontramos uma região com características rurais, formada basicamente por chácaras, com lotes de grandes dimensões e vegetação nativa, algumas referentes à mata ciliar de rios dentro da Área de Preservação Permanente do Rio Barigui. Passando a ponte, já no município de Almirante Tamandaré, temos a região da antiga Colônia Gabriela, onde encontramos um conjunto de edificações com relevância arquitetônica e histórica como o antigo Moinho Weigert, hoje desativado, e a antiga Ferraria do Taboão, ainda em atividade. 

Ponte do Taboão sobre o Rio Barigui, inaugurada com este desenho em 2006, é um ponto de referência desde os tempos da Estrada do Assungui, quando ainda era feita de largas tábuas de madeira.

Carroça passando pela Rua Eugênio Flor, em trecho da antiga Estrada do Assungui, região que ainda mantém características rurais.

Região marcada por grandes lotes com vegetação nativa, parte da Área de Preservação Permanente do Rio Barigui.

 
 Vista da Ponte do Taboão vindo pela Rua Eugênio Flor, em direção ao município de Almirante Tamandaré.


Algumas das edificações antigas no entorno da Ponte do Taboão, na divisa dos municípios de Curitiba e Almirante Tamandaré:


Casa térrea de madeira com sótão e porão, cobertura da varanda com lambrequins.

Casa térrea de alvenaria com sótão e porão, reproduz o desenho típico das casas de madeira.


Casa térrea em alvenaria com sótão, implantada no alinhamento predial.


Conjunto de casas, incluindo uma antiga ferraria na esquina que continua em atividade.




Conjunto de antigas casas rurais.

Fotos: Gabriel Gallarza / Acervo: Casa da Memória - FCC

Um comentário:

Unknown disse...

Falatou a foto da Escolinha da Profa Rute.

Postar um comentário