Levantamento de varredura

Com o propósito de identificar e registrar os elementos mais significativos da arquitetura, desenho urbano, paisagismo e manifestações culturais que compõem a paisagem cultural da Estrada do Assungui, realizamos um levantamento de varredura [1] que resultou no cadastramento de 190 elementos paisagísticos.

O recorte espacial utilizado no levantamento refere-se ao trecho da antiga Estrada do Assungui que se encontra dentro dos limites do município de Curitiba, com uma extensão de aproximadamente 7 km. 

Iniciamos o levantamento de varredura no Largo da Ordem, no Setor Histórico de Curitiba, no Centro da capital, e seguimos em direção ao extremo norte da cidade, percorrendo a Rua Mateus Leme, depois a Rua Maria de Lourdes Mickosz e a Rua Eugênio Flor, encerrando o levantamento no entorno da Ponte do Taboão, na divisa municipal com Almirante Tamandaré. 

A Rua Mateus Leme se inicia no Largo da Ordem, na cota altimétrica de 910m, e segue ao norte descendo para uma área plana frequentemente alagadiça sob influência do Rio Belém. Na cota 900 a rua se aproxima do leito do rio e o acompanha por sua margem direita até o Parque São Lourenço, situado na cota 935m, cruzando no caminho alguns afluentes do Rio Belém que atualmente se encontram canalizados. Passando o parque, a Rua Mateus Leme sobe em direção ao bairro Abranches, até alcançar a divisa deste com o bairro Taboão, na cota 985m, que coincide com o divisor de águas dos rios Belém e Barigui. A partir deste ponto a rua passa a ser denominada Rua Maria de Lourdes Mickosz e mais a frente como Rua Eugênio Flor, seguindo pelo bairro Taboão até encontrar o rio Barigui, na cota 910m, na divisa com o município de Almirante Tamandaré.

Como metodologia de pesquisa de campo, o trecho da Estrada do Assungui situado dentro do município de Curitiba foi subdividido em 13 percursos, cada um com cerca de 500m.

 Mapa de localização dos 13 percursos

Cada elemento paisagístico identificado foi cadastrado individualmente em uma ficha contendo fotografias e dados como endereço, indicação fiscal, zoneamento, proteção incidente, uso atual e um breve descritivo, conforme exemplo: 

Fichamento individual para cada elemento paisagístico levantado
Os elementos paisagísticos identificados foram classificados dentro de quatro grupos, os quais chamamos de compartimentos paisagísticos. Esses compartimentos funcionam como filtros temáticos que auxiliam na sistematização dos dados levantados. São quatro compartimentos: edificações, praças e largos, áreas verdes e manifestações culturais. 


Edificações
Ex: Edificação comercial na esquina da Rua Mateus Leme com Rua Carlos A. Cornelsen

Praças e Largos
Ex: Praça Irmã Tereza Domachowski

Áreas verdes

Ex: Parque São Lourenço

Manifestações Culturais

Ex: Bloco de pré-carnaval Garibaldis e Sacis


Durante o levantamento de varredura atravessamos seis bairros da cidade: Abranches, São Lourenço, Ahú, Bom Retiro, Centro Cívico, até chegar ao São Francisco. Passamos por uma diversidade de cenários, desde calçadões urbanos no setor histórico do Largo da Ordem até chácaras rurais no entorno da ponte do Taboão. 

Para que essa paisagem tão diversificada se tornasse legível, após a coleta das informações, tanto no levantamento de varredura quanto na pesquisa teórica, passou-se para a análise desse material, o que nos permitiu criar conjuntos que se destacam, descritos no capítulo a seguir.


Nota:
[1] O levantamento de varredura aconteceu no período entre os meses de outubro de 2011 a fevereiro de 2012. O material resultante compõe o Anexo I do relatório final, que se encontra disponível para pesquisa local na Casa da Memória da Fundação Cultural de Curitiba.

Fotos: Gabriel Gallarza / Acervo: Casa da Memória - FCC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário