Conjuntos paisagísticos

Considerando o caráter múltiplo e dinâmico da paisagem cultural da Estrada do Assungui e a necessidade de se criar uma narrativa que possa tornar essa paisagem legível, destacamos em nosso objeto de estudo cinco conjuntos paisagísticos: Largo da Ordem; Fundição Müller; Comércio; Parque São Lourenço e Imigração Polonesa.

 Conjuntos paisagísticos da Estrada do Assungui

Esses conjuntos sugerem possibilidades de interpretação dessa paisagem cultural, agrupando elementos que transmitem significados em comum. Eles podem indicar uma vocação histórica e de memória, uma vocação ambiental, uma vocação econômica e cultural.

Os conjuntos podem ser lidos em grupo ou individualmente, de forma linear ou sobrepostos. Essa flexibilidade torna possível a criação de novas narrativas, novas interpretações e apropriações, num caleidoscópio de significados que, por fim, definem a paisagem cultural. Esse processo de leitura da cidade é descrito por Lucrecia Ferrara em seu livro Os Significados Urbanos:

Sem ser autônomo ou determinado, o lugar é construído a partir de relações e experiências socialmente produzidas. A geração dos lugares da cidade é uma atividade informacional acionada pelo imaginário contido no repertório cultural dos habitantes de um lugar. (...) Assim, o lugar na cidade está permeado pelo tempo do espaço social que contracena com a cidade como espaço físico. Identificar os lugares da cidade supõe perceber o processo de imagens presentes e passadas que os qualificam e atestam um modo de apropriação. (...) Ler é montar fragmentos de imagens, completados de sentidos imaginários que se objetivam e se revelam concretamente pela montagem da leitura. [1]

Os conjuntos paisagísticos surgem como fragmentos que, diante da impossibilidade de abarcar toda a complexidade de uma paisagem cultural, indicam caminhos e ajudam a construir uma narrativa. Abaixo descrevemos resumidamente cada um dos cinco conjuntos paisagísticos, os quais serão esmiuçados a seguir:

Largo da Ordem
Esse conjunto apresenta o trecho inicial da antiga Estrada do Assungui, no setor histórico do Centro de Curitiba. É composto por algumas edificações presentes na antiga Travessa da Ordem e manifestações culturais, como a feira de artesanato e o bloco de pré-carnaval Garibaldis e Sacis.


Fundição Mueller
Esse conjunto apresenta a antiga Ferraria Gotlieb Mueller, fundada em 1878, que mais tarde se tornaria Fundição Irmãos Mueller e, finalmente, Fábrica Marumby. Atualmente seu edifício abriga o Shopping Mueller e na sua vizinhança encontramos algumas casas, casarões e edifícios de relevância patrimonial.


Comércio
Esse conjunto representa a vocação atual da Rua Mateus Leme, que se faz comercial, com destaque para a gastronomia e o comércio de antiguidades.


Parque São Lourenço
Esse conjunto apresenta o Parque São Lourenço e sua vizinhança, sendo marcado por uma vocação ambiental que é ainda fortalecida pela presença do Rio Belém e da ciclovia que o acompanha.


Imigração Polonesa
Esse conjunto apresenta a vocação histórica da antiga Estrada do Assungui, que servia de acesso de colonos imigrantes ao centro de Curitiba. É composto pelo Portal Polonês, Bosque do Papa, antiga Colônia Abranches e Ponte do Tabuão.



Nota:
[1] FERRARA, Lucrecia D’Alessio. Os Significados Urbanos. São Paulo: Ed. Da Universidade de São Paulo, 2000. p. 124 - 126.

Fotos: Gabriel Gallarza / Acervo: Casa da Memória - FCC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário