Comércio

Uma estrada, ou uma rua como se tornou a Mateus Leme, traz consigo a vocação comercial enraizada na sua condição de passagem. Lugares de passagem apresentam-se propícios para o desenvolvimento de estabelecimentos comerciais de diversos tipos, isso porque o movimento de pessoas estimula as relações de comércio. Borracharias e postos de gasolina são necessários na beira de uma estrada atualmente, no tempo da Estrada do Assungui eram ferreiros e armazéns que ficavam dispostos ao longo da estrada, além dos depósitos de carvão, lenha, tijolos e de calcário. 

Já no início do século XX, diversos eram os tipos de estabelecimentos presentes na então Rua Assungui: fábricas de móveis, sapatos, sabão, café, cerveja, moinhos de sal e açúcar, entre outros, como ilustram alguns anúncios da época: 

O comércio também se desenvolvia com as pessoas que viviam ao longo da estrada, já que as carroças que vinham das colônias em direção ao Largo da Ordem, muitas vezes vendiam seus produtos para esses moradores. A exemplo, temos o leite e a manteiga que eram entregues nas casas por carroças, assim como frutas e verduras.





Anúncios de jornal com endereços na Rua Assunguy. 
Fonte: Indicador Commercial Paranaense Curityba, novembro de 1923 e junho de 1930.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário